Como escrever mil vezes melhor

Eu passei a escrever mil vezes melhor depois de ler esse post do Scott Adams, o criador da tirinha do Dilbert. É um daqueles textos simples que, se chega no momento certo, muda a sua vida.

Abaixo eu fiz uma tradução e adaptação do texto para o marketing e a língua portuguesa:

Um texto de marketing (seja um artigo, um anúncio ou uma landing page) precisa ser escrito de forma clara e persuasiva. E a melhor técnica de persuasão é a simplicidade.

Uma escrita simples é mais persuasiva porque uma argumentação de cinco frases tem mais alcance do que um livro de 100 páginas.

Simplicidade significa se livrar de palavras dispensáveis. Ao invés de escrever, “Ele estava muito feliz”, escreva “Ele estava feliz.” A palavra “muito” não adiciona nada ao significado da frase.

A sua primeira frase precisa captar a atenção do leitor. Reescreva-a uma dúzia de vezes até acertar. É ela que deixa o leitor curioso para continuar lendo.

Escreva frases curtas. Evite adicionar muitas ideias dentro de uma frase. Leitores não são tão perspicazes quanto você pensa.

Pense sobre como o cérebro organiza ideas. Leitores compreendem “o rapaz chutou a bola” mais facilmente do que “a bola foi chutada pelo rapaz”. Ambas as frases dizem a mesma coisa, mas é mais fácil imaginar primeiro o sujeito (o rapaz) e depois a ação (chutar).

É isso. Você acaba de aprender 80% das regras para uma boa escrita. De nada.

Share Your Thought