Os grandes focam no processo, os pequenos nos objetivos

“Aquele que não tem objetivos será sempre bem-sucedido.”

A frase acima do Laozi, filósofo chinês criador do Daoismo, pode ser interpretada de muitas maneiras. A forma enigmática e poética, cheia de paradoxos, é uma marca registrada do Dao de Jing, um dos grandes livros da humanidade.

E em tempos de OKRs e metas, é difícil ver valor na frase acima.

“Quem não tem objetivos não tem ambição, logo não irá conseguir nada na vida” é uma interpretação válida, embora simplista na minha opinião.

Na maioria das vezes nós focamos demais nos objetivos, deixando de prestar atenção no que estamos fazendo. É como atirar com arco e flecha (para usarmos mais uma analogia Daoista):

Se você focar na trajetória da flecha, você perde concentração no movimento do arco. Você não vai estar 100% presente na hora de esticar a corda do arco no ângulo correto, e a flecha vai sair torta sempre.

Em marketing é a mesma coisa. Se estivermos trabalharmos em cada email, peça, anúncio, etc. com a cabeça no objetivo de crescer o mais rápido possível, essa peça perde qualidade.

Com a mente no crescimento a qualquer custo você passa a focar em hacks, e não na estratégia de longo prazo. Você perde o foco da visão da empresa. Você esquece que o que está fazendo pode impactar positivamente a vida do seu cliente.

Isso vale para qualquer profissão. Bryan Cranston, o Walter White do Breaking Bad, revelou que a carreira dele deu um salto de qualidade quando ele se deu conta de que ele precisava focar em cada fala, em cada performance, e não na possibilidade de conseguir o papel ou não:

“Eu não estava lá [nos testes] para conseguir um trabalho. Eu estava lá para fazer um trabalho. Se eu ficar apegado ao resultado [de conseguir o papel], eu me coloco na posição de estar sempre esperando algo acontecer, e por consequência falhar. Meu trabalho era ser envolvente. Arriscar. Tomar gosto pelo processo.”  

Se você focar no processo e executar seu trabalho diário com perfeição, o resultado chegará inevitavelmente.  

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