Tite, a seleção e o processo de growth

A primeira vez que eu ouvi falar do Tite foi em 2000. Com Tite no comando, o time do SER Caxias, da série D, ganhou o Campeonato Gaúcho metendo 3×0 no Grêmio (meu time) na final.

O maior título do Caxias foi com Tite no comando
O maior título do Caxias foi com Tite no comando

Grêmio que, diga-se de passagem, tinha ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho no time. Hoje o Tite é técnico da seleção brasileira. Talvez um dos 10 cargos de maior prestígio no futebol mundial.

A maneira com que o Tite trabalha traz uma lição importante para profissionais de qualquer área. E isso inclui empreendedores, marketeiros e, principalmente, growth hackers.

Essa lição pode ser resumida na palavra “processo.” Dá uma olhada na primeira resposta dele, assim que assumiu a seleção:

“Acredito em continuidade para errar e depois acertar, pois isso é humano. Não acredito em marcar e clichês, falar de ‘7 a 1 foi pouco’, e nem do vencer em 2013. Se não tiver discernimento em olhar o processo, não posso olhar o resultado e depois o processo, mas sim o processo e depois o resultado. Não tenho problema nenhum em falar que quando o 7 a 1 aconteceu, ele foi culpa de todos nós que fazemos partes do futebol, mas também não tenho complexo de vira-lata. Isso aí passou. Assim como o ouro olímpico vai passar. Olha para o hoje, para o agora, para o que está acontecendo. Meu papel é o agora. Sem ficar olhando para trás, na minha seleção imaginária de 70, ou um resultado negativo de perder. Está na hora de dar passo à frente em relação ao 7 a 1. Estou tentando fazer isso. Meu legado, em termos profissionais, dos 13 títulos que conquistei, é olhar para o processo. Isso pesa. Confesso que estava no Maracanã, olhei para a torcida e pensei: ‘Puxa vida…’. Nosso trabalho busca aperfeiçoamento.”

Assim como para o Tite o processo é mais importante do que a vitória em si, para growth hackers o número de experimentos lançados por semana é mais importante do que vendas ou cadastros. E para lançar mais experimentos, você precisa de um processo azeitado de growth.

Me incomoda bastante ler tanta gente definir growth hacking como “a busca de atalhos” ou “crescer sem gastar.” Se você quiser que a sua empresa cresça de maneira sustentável, foque em otimizar o processo de crescimento e não em atalhos. Gerencie o processo e não as pessoas. Crescimento é consequência de um trabalho consistentemente bem feito. 

Saiba mais sobre o processo de growth hacking »

Share Your Thought