Zen, a Arte e a Ciência do Growth Hacking

Essa não é uma frase que você lê rotineiramente em livros de negócios, mas o objetivo deste livro é lhe trazer paz de espírito. Essa paz é obtida quando se tem plena confiança de que os resultados da sua empresa serão atingidos se você se dedicar completamente ao método, independente da situação de mercado. Ela chega também ao se acreditar que errar é aceitável e até recomendável. Erros, se usados como aprendizado, são extremamente úteis.
 
Esse post irá falar sobre o Método de Growth Hacking, mas sob uma perspectiva mais profunda do que é habitual em artigos desse tipo. A descrições das ações e metodologias práticas são, na verdade, bem simples de se entender. Mas se você não compreender muito bem de onde elas vêm e quais são os seus objetivos mais profundos, é pouco provável que você irá segui-las com a disciplina necessária. E sem essa disciplina na aplicação do método, Growth Hacking não é possível.
 
De acordo com Buddha, existem três tipos de conhecimento: conhecimento recebido (suta-maya paññã), conhecimento intelectual (cintã-mayã paññã) e conhecimento experiencial (bhãvanã-mayã paññã).
 
O Conhecimento Recebido vem de outras pessoas, livros, artigos, aulas, etc. Quando esse tipo de conhecimento é recebido, você os aceita e os incorpora como seus. É o equivalente a você ler esse livro e aceitar tudo o que está escrito aqui, sem questionar.
 
Conhecimento Recebido é diferente de Conhecimento Intelectual, já que esse último sugere que você examinou os conceitos que foram recebidos, analisou racionalmente e, se considerados satisfatórios, os aceitou. Seria como se você lesse esse livro partindo de seus conhecimentos anteriores. Você absorve conceitos que são úteis de acordo com a sua experiência, e rejeita os que vão contra os seus conceitos intelectuais pré-estabelecidos. Também podemos chamar isso de “fazer uma leitura crítica.”
 
O terceiro tipo de conhecimento é o que surge da sua própria experiência. Esse conhecimento vem da sua própria realização do que é a verdade. Os conhecimentos recebidos e os conhecimentos intelectuais vindos desse livro podem ser úteis para guiar a sua vida profissional. Mas apenas a experiência da aplicação disciplinada desses conceitos lhe dará a verdadeira dimensão do que é a disciplina de Growth Hacking.
 
É por isso que eu peço que você, nesse momento, aceite os princípios desse livro de mente aberta. Dê uma chance real ao método de Growth Hacking, fazendo jus aos seus conceitos, processos e documentações. Aplique com a disciplina necessária os conceitos sugeridos, já que são os mesmos que têm ajudado centenas de empresas, incluindo algumas das que mais crescem no mundo hoje, como Airbnb, Facebook e Uber. Aplique o método em sua totalidade, com atenção aos seus detalhes, por pelo menos alguns meses na sua empresa. Isso fará com que você desenvolva o conhecimento experiencial sobre método. Apenas então aceite-o ou descarte-o.
 
A maioria dos growth hackers não compreende a disciplina de growth com a profundidade necessária. É por isso que se vê tantas pessoas obcecadas por “hacks” e ferramentas. Essas pessoas já leram em muitos lugares que “experimentos” são uma parte fundamental do processo de growth, mas nunca aplicaram esses conceitos na prática com a diligência e profundidade necessárias para entender a verdadeira vantagem dessa nova disciplina.
 
Muitos possuem apenas conhecimentos recebidos sobre growth hacking. Outros poucos entendem intelectualmente o que é growth hacking, mas raros são os exemplos de profissionais que puderam verificar na prática o poder da real aplicação do seu processo em uma sua empresa.
 
Paz de espírito é atingida apenas quando você se liberar das amarras da busca por novos “hacks”, novas ferramentas, do novo artigo que irá lhe trazer a solução de todos os seus problemas. Ela chega quando o seu processo de growth passar a lhe trazer ideias realmente originais. Quando você começar a aplicar soluções que só poderiam ser usadas pela sua equipe e no seu produto. Quando a sua empresa começar a inovar de verdade.

4 thoughts on “Zen, a Arte e a Ciência do Growth Hacking

  1. Parabéns pelo post Ramon!
    Se é Zen, o bom é meditar que vai aparecer um bom insight, que depende do estado do seu coração e de suas intenções.

  2. Sensacional este artigo, curto porém matador. Há anos estou no mercado de marketing digital e nunca vi uma onda tão grande de fórmulas milagrosas para se ganhar dinheiro. Agora surgem os pseudo-especialistas de Growth Hacking. Fato é que tem pouca gente tendo resultado e quase ninguém testando coisas novas. Muito bom ponto de vista.

    Grande Abraço.
    Eder Prado

    1. Exatamente, Eder. Quanto mais artigo caça-clique aparece, pior fica.

Share Your Thought